domingo, 21 de fevereiro de 2010

"Cristãos melhoram o mundo, melhorando a si próprios"

"Cristo veio ao mundo para nos libertar do pecado e do fascínio ambíguo de projetar a nossa vida sem Deus. Ele o fez lutando em primeira pessoa contra o Maligno, até a Cruz. Este exemplo vale também para nós: podemos melhorar o mundo começando por nós mesmos, mudando com a graça de Deus, aquilo que está errado em nossa vida". Este é um trecho da mensagem do Papa Bento XVI, antes da oração mariana do Angelus, neste domingo, na Praça São Pedro, no Vaticano.

Diante de milhares de fiéis e peregrinos de várias partes do mundo, o Papa lembrou que a Quaresma é tempo de renovação espiritual em preparação à Páscoa. "Mas o que significa entrar no caminho quaresmal?" – perguntou o papa. A resposta foi apontada no Evangelho deste domingo que mostra Jesus conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, onde foi tentado durante quarenta dias pelo diabo.O Santo Padre ressaltou que as tentações são consequências da escolha de Jesus por seguir a missão que o Pai lhe confiou, de viver profundamente a sua realidade de Filho amado, que confia totalmente no Pai.

"A Quaresma é como um longo retiro, durante o qual se tem de voltar para si mesmo e ouvir a voz de Deus, a fim de vencer a tentação do Maligno. Um tempo de exercício espiritual que deve ser vivido junto com Jesus, não com orgulho e presunção, mas usando as armas da fé, ou seja, a oração, a escuta da Palavra de Deus e a penitência. Deste modo poderemos celebrar a Páscoa na verdade, prontos para renovar as promessas de nosso Batismo", destacou.O Santo Padre pediu a intercessão da Virgem Maria por ele e seus colaboradores da Cúria Romana iniciarão hoje o retiro espiritual da Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário