domingo, 24 de janeiro de 2010

Literatura: Mark Twain



Samuel Langhorne Clemens nasceu em 1835, num vilarejo chamado Florida, no estado do Missouri, e cresceu em Hannibal, uma cidadezinha do mesmo estado, banhada pelo Rio Mississipi .A cidadezinha, os costumes, a fronteira e principalmente o rio iriam influenciar toda a produção literária do futuro escritor, seu humor, seu modo de ver a vida, de retratar a realidade, assim como a história da literatura norte-americana.
Mark Twain nasceu bem depois, em 1865, quando A célebre rã saltadora do Condado de Calaveras foi publicada no jornal New York Saturday Press e, em 1867, usada como título de um volume de contos e sketches. A partir desse momento, Mark Twain – pseudônimo oriundo das experiências de Clemens como barqueiro no Rio Mississippi – começou a produzir os romances, contos e ensaios que iriam torná-lo, na opinião de Ernest Hemingway , o iniciador da moderna literatura norte-americana com As Aventuras de Huckleberry Finn (1885).
Na extensa lista de obras estão As aventuras de Tom Sawyer (1876), O príncipe e o mendigo (1882), Vida no Mississipi (1883), Um ianque na corte do Rei Arthur (1889), O Homem que Corrompeu Hadleyburg (1900), além de numerosos contos, crítica literária, crônicas e textos das palestras que proferia dentro e fora dos Estados Unidos.



O primeiro grande escritor a vir do interior do país, Mark Twain tornou-se o maior expoente do nascente realismo norte-americano ao trazer para a literatura o estilo coloquial e vigoroso, o falar distintivo e o humor popular da fronteira. Seu regionalismo tem raízes nas tradições orais locais, nas distantes vilas da fronteira, nos campos de mineração, nos barcos e nos casos contados ao redor das fogueiras dos vaqueiros. Sua capacidade de criar personagens instigantes, de trabalhar os aspectos mais ilógicos do comportamento humano e de usar o humor para criticar as injustiças sociais foram celebradas com a criação, em 1998, do Mark Twain Prize for American Humor, premiação dada a escritores e atores que causam impacto na sociedade americana do mesmo modo que Mark Twain o fazia, ou seja, usando o humor e a sátira para interpretar a sua realidade. Dentre os já agraciados com a honraria estão os atores Bill Cosby, Billy Cristal, Steve Martin e Whoopi Goldberg.

Além da reconhecida capacidade criativa, Mark Twain possuía outras características curiosas: tinha um interesse quase obsessivo por invenções e avanços tecnológicos, o que o levou a investir seu dinheiro muitas vezes em empreendimentos desastrosos.
Possuía também um lado místico, como ficou registrado nesta declaração, feita em 1909: “Eu vim com o Cometa Halley , em 1835. Ele virá novamente no próximo ano, e eu espero partir com ele. Será a maior decepção da minha vida se eu não for embora com o Cometa Halley ". O Todo-Poderoso deve ter dito, certamente: “Aqui estão essas duas aberrações inexplicáveis; vieram juntas, devem partir juntas”. Sua previsão mostrou-se correta, ao sofrer um infarto fatal no dia 21 de abril de 1910, quando o brilho da cauda do cometa ainda era visível no céu. Se o destino dos grandes homens está escrito nas estrelas, a grandeza da literatura de Mark Twain estava certamente escrita num cometa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário