quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O perigo do Neopopuliso




Como 2010 é ano de eleição, resolvi postar esta reflexão sobre os políticos que estão aparecendo

por aí. Preste atenção! Não se deixe eganar! leia atentamente!


Em um artigo publicado na página web do CELAM, intitulado “O perigo dos neopopulismos”, o diretor do Observatório Pastoral dá uma série de chaves que descrevem estes governos neopopulistas.
Caracterizam-se, entre outras coisas, por:

1. Chegar ao poder pelo voto popular, exercendo uma liderança de tipo carismático personalista forte.

2. Uma vez estando no poder, golpear, de maneira sistemática, todas as instituições que não se unem a sua vontade: os meios de comunicação, os sindicatos, o setor empresarial, a Igreja…

3. Submeter a seu arbítrio os demais poderes do Estado: a Corte Suprema de Justiça, a Corte Eleitoral, o Congresso…

4. Convocar uma Assembléia Nacional Constituinte com o fim de elaborar uma nova Constituição e assegurar sua reeleição por tempo indefinido.

5. Manter posições aparentemente nacionalistas e definitivamente anti-imperialistas, criando, paradoxalmente, no interior de seu próprio país, um regime autocrático.

6. Intervir em outros países apoiando grupos, movimentos ou partidos afins a sua ideologia.

7. Rejeitar organismos como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a ONU, se não se alinham a sua vontade. Normalmente estes organismos não se atrevem a intervir no andamento interno dos países nem têm as ferramentas necessárias, ainda quando se apresentem fraudes eleitorais, fechamento de meios de comunicação e atos que violam a Constituição nacional.

8. Administrar os fundos do Esta do com uma atitude paternalista, controlando toda a atividade econômica do país e empobrecendo cada vez mais a população.

9. Criar grupos civis de choque que atemorizam a cidadania, especialmente os inconformes e quem manifesta opiniões diferentes da posição oficial.

10. Dar preponderância ao Exército, concedendo-lhe grandes benefícios econômicos, o mesmo que prerrogativas no exercício do poder político e dotando-o de um avançado armamento.

Para ter acesso ao artigo completo: El peligro de los neopopulismos
Fonte: 9 de julho de 2009 (ZENIT.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário