terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Olhar de Jesus




[Marcos 6,45-52]


Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.


Semana passada, , ao meditar a liturgia do dia 6 de janeiro, direcionei minha oração pessoal pelo evangelho. Li atentamente a palavra de Deus e, me prendi ao versículo 48a. :..."Ele viu os discípulos cansados de remar"... Um evangelho como este, tão meditado e ouvido, se mostrou muito deferente a mim desta vez. Parei meu olhar neste versículo e em minha memória vieram as recordações de uma vida marcada pelo Olhar de Deus. Sim, lembrei-me de todos os momentos em que me senti só, momentos difíceis, tribulações, quedas, fracassos, vitórias, alegrias, superações. Em todos os momentos Deus estava a me olhar. Vi, naquela passagem, o amor de Deus para conosco. Seu cuidado ao nos “vigiar”. Ele olhava os discípulos e via as suas necessidades.
“Quem ama nunca perde de vista seu amado”. Escutei esta frase, certa vez, em um encontro de oração e nunca mais esqueci. De fato, quando amamos não queremos nos afastar, nem queremos parar de olhar o amado. É assim que Deus se coloca diante de nós: como quem nunca nos perde de vista. Como quem vela. O amor está sempre a nos Olhar! Peço a Deus um olhar assim, fixo. Quero a graça de fitar o meu olhar no meu Amado Jesus, para que eu não me perca pelo caminho.

Que Jesus continue a nos olhar e nos velar com seu amor misericordioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário